sábado, 6 de julho de 2019


CURITIBANO !! LONDRINA TAMBÉM É PARANÁ.
(Ivan Pegoraro)



Naquela época, tinha certeza que meu caminho natural seria fazer faculdade em Curitiba, onde ares novos me aguardavam e principalmente novas relações pessoais e sociais. Na Faculdade de Direito de Curitiba, curso noturno, particular, encontrei meu verdadeiro caminho e capturei os meus mais profundos e caros amigos amarrando-os em meu coração.  Terminado o curso em 1974, neste ano já tinha escritório instalado com meu ainda amigo, colega e estimado parceiro Carlos Cesário Pereira, hoje em Balneária Camboriú, com quem tenho contato regular. É um Youtuber de primeira.   Antes trabalhei com Peregrino Neto. Até 1979 quando me mudei para Londrina, possuía neste coração dezenas de amigos curitibanos que aceitaram este pé-vermelho com a sinceridade natural daqueles que vêm  na amizade sincera a total abertura da camaradagem. Porém a distância implacável  foi afastando este convívio e muito pouco tenho de relação com esses amigos. Mas o que me leva a compor este texto é a surpresa que tenho de, quando em contato com alguns deles, tenho a revelação de que não conhecem Londrina.  Mas como ??? Penso em perguntar, mas não pergunto, claro !!!!  Acontece que Curitiba é a Capital, e tudo floresce e aponta em sua direção. Nós os operadores do direito, para qualquer assunto em instância superior, devemos tratar lá, inevitavelmente.  Para ir a praia, passa-se por lá. A posse do governador, é lá. Dos deputados é lá. Tudo é lá.  Até para ir para São Paulo de avião, passa-se por lá; ou vice-versa.   Mas,  voltando aos meus amigos que servem de parâmetro para esta análise, se no meu diminuto universo que compartilho deles, tantos não conhecem nossa cidade, o que dizer então do raciocínio a ser aplicado na população total de Curitiba e região metropolitana????? É realmente deprimente e espantoso  perceber que nossos irmãos curitibanos, esses que tanto estimo de coração - tanto que minha mulher Regina é Curitibana, assim como meu filho Bruno também (Guilherme nasceu em Londrina) – não conhecem nossa cidade, cuja população pungente é hoje superior aquela que a Capital tinha quando fui para lá em 1970. Falam os londrinenses, ironicamente e gracejando, que o curitibano pensa que o Paraná termina em Ponta Grossa.  Mas não é bem assim. Sei que ficará abismado se afirmarmos que aqui também nasce pinheiro, pouco, mas nasce. Também sabemos o hino do Paraná e tem até um torcedor do coxa (eu) e do Athético (Júlio, advogado do nosso Escritório).  Mas, a ausência de conhecimento de nossos irmãos sulistas  com relação a nossa cidade, se deve a falta de motivação para virem para cá.  Portanto, a esses meus amigos que tanto sinto falta, crio aqui um motivo; convido-os para virem me visitar, tendo assim esta justificativa  para conhecer um pouco mais do interior do Paraná. Londrina, esta cidade impar de inimaginável beleza. Espero que eles vendo as  fotos abaixo se convençam que aqui também é Paraná.


Vista do Lago Igapó. Os prédio não sáo o centro não. É o bairro chamado Gleba Palhano

Gleba Palhano
Ilha do Sol- a 70 km de Londrina


Nenhum comentário:

Postar um comentário